Jurados: Encontro de Inverno de Belo Horizonte 2022

Erika Novachi 

Erika Novachi é professora e coreógrafa de lyrical jazz. Diretora artística da Galpão 1, é formada em Educação Física e atuou em companhias profissionais como o Grupo Raça, com direção de Roseli Rodrigues e Profissão Dançar (com direção de Rose Calheiros). Foi Secretária de Cultura da cidade Indaiatuba de 1997 a 2018. Ministra materclasses e residências de lyrical jazz no Brasil e no exterior, com passagens como professora convidada pela na Broadway Dance Center, em Nova York (2017), pela Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia (2018) e pela West London University, na SA Dança, em Londres, Inglaterra (2018). Entre 2010 e 2014 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville onde também foi jurada do gênero. Entre suas últimas criações destacam-se: um trecho de “Concerto Berstein 100” (2018) para a São Paulo Companhia de Dança e “Music, Body and Soul” (2021) para a Raça Cia de Dança dentro do Projeto Raça por Elas. Em 2021 ministrou uma residência de aulas de Lyrical Jazz na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil, criado em 2009.

Arilton Assunção

Diretor Geral e artístico da “Faces Ocultas Companhia de Danças” e Diretor Geral do Curso de Férias Internacional de Danças. Iniciou seus estudos em dança na cidade de Salto – SP, integrou o Corpo de Baile da Cidade de Salto, com direção geral e artística de Ismael Guiser. Estudou na Escola Municipal de Bailados de São Paulo, nos Estados Unidos, dança moderna e contato/improvisação, aperfeiçoando-se no Brasil nesta modalidade e na transição para a dança contemporânea.

Tem peças coreográficas que já foram apresentadas na Alemanha, Canadá, Austrália, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Chile, China e em diversas cidades e estados brasileiros. Por 5 anos ministrou oficinas na Escuela de Bellas Artes de Asuncion, Paraguay. Também foi premiado como coreógrafo em diversos festivais nacionais e internacionais. 

Ministrou workshop nas universidades ULBRA (Canoas/RS), UFSCAR (São Carlos/SP), UNICAMP (Campinas/SP), UNISO (Sorocaba/SP) e UERGS (Montenegro/RS). Membro do corpo docente do Seminário Internacional de Dança de Brasília e de muitos outros Festivais nacionais e internacionais. Em 2020 foi premiado em Primeiro lugar no EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC – PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM DANÇA e a frente da Faces Ocultas Companhia de Danças recebeu o prêmio ‘COOPERATIVA PAULISTA DE DANÇA – PRÊMIO DENILTO GOMES DE DANÇA 2020 – ATUAÇÃO CONTÍNUA NO INTERIOR PAULISTA’. 

Sergio Lobato 

Natural do RJ, iniciou seus estudos no Ballet Selma Monteiro, após ingressou por audição na Escola do Theatro Municipal do RJ( Maria Olenewa). Atuou profissionalmente na Cia. De Dança Rio, Teatro Municipal de Niterói, Ballet Renato Magalhães,  Cia. De Ballet do RJ, televisão,  Shows e outros. Foi professor do Ballet Dalal Achcar , Escola do Theatro Municipal, Cia. De Ballet do RJ também ensaiador, convidado pelas Cias. Deborah Colker, São Paulo Cia. De Dança,  SESI Minas Cia. De Ballet, festivais Nacionais e Internacionais tal como Joinville , paraguay,  Bento Gonçalves,  Encontro de Inverno BH e outros. Premiado como coreógrafo e remontador em diversos Festivais como Joinville e outros.

Co Direção na montagem do espetáculo dos 25 anos do Festival de Joinville. 

Foi professor e ensaiador do Ballet do Theatro Municipal DO RJ,  Diretor artístico da Escola do Ballet Bolshoi no Brasil. Diretor do Ballet do Theatro Municipal do RJ,  promovendo várias temporadas, e criador do projeto de sucesso “Ballet do meio dia”, com galas de 1h de duração,  dando oportunidades a bailarinos e coreógrafos,  projeto consagrado pelo público. Atualmente é professor e remontador da Escola de Dança Petite Danse, e Coreógrafo consagrado do Carnaval do RJ com comissão de frente, hoje na Unidos da Tijuca.

Erick Silva

O professor e coreógrafo Erick Silva iniciou seus aos 8 anos no Centro de Dança Maria da Conceição em Recife – Pernambuco. Quando adolescente integrou o Ballet de Cultura Negra, mas a partir de seus 17 passou a integrar companhias de dança tais como Experimental Cia. de Dança, Maracatu Nação Pernambuco, a Cia. de Daniel Bratt, na Alemanha, e o Zik, na França, Cia. Deborah Colker e Cia. Paulista de Teatro e Musical, além ministrar aulas na USP e na Brincants. Hoje atua lecionando em diversas escolas do Brasil e do exterior, coreografa para diversas cias nacionais e internacionais, é diretor da In-pulso Cia. de Dança e da Mostra Dança Produções, faz parte do Conselho Internacional da Dança – Unesco e é representante internacional oficial do Barcelona Dance Center e do Ballet Beyond Borders, onde atua como professor convidado.